Portugal Ilustrado
Portugal Ilustrado

Home
Thumbnail View: <- ->
  • Page 1
  • Page 2
  • Page 3
  • Page 4
  • Page 5
  • Page 6
  • Page 7
  • Page 8
  • Page 9
  • Page 10
  • Page 11

    Page 11 of 11

    Begin Slideshow
  • Image-90.jpg
    Filename: Image-90.jpg
    O Palácio da Ajuda, situado no alto da Ajuda, é um edifício de estilo neoclássico, e foi Palácio Real durante o reinado de D. Luis I.

    Dispõe de luxuosos interiores, onde merece destaque a Sala Saxe e o Salão de Banquetes.
    Last updated: domingo, Março 10, 2002
    Filesize: 37927 bytes
    Dimensions: 700 x 425 pixels
    Image-91.jpg
    Filename: Image-91.jpg
    Foi no séc. XVIII que se formou a chamada praia da Nazaré. Até essa data apenas existia uma imensidão de mar que rodeava a Pederneira e o Sítio. Era aqui que os pescadores viviam e se refugiavam dos constantes ataques de piratas.A Nazaré está sempre associada à lenda de D. Fuas Roupinho.
    No séc. IV, um monge grego chamada Círico procurou asilo em Belém e carregava consigo uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré, que dizem ter sido esculpida no Oriente por S. José, na presença da Mãe de Cristo. A Imagem acabara por ser oferecida ao Convento dos Monges de Cauliniano, em Mérida.
    No meio da batalha de Guadalupe entre Cristãos e Muçulmanos, o rei D. Rodrigo foge para o Convento dos Monges. Lá encontra-se com um Frei chamado Romano. Receando a morte fogem juntos sem destino carregando a imagem de Nª Srª da Nazaré. No ano 714 chegaram ao Monte de São Bartolomeu que se situava nas redondezas da actual Nazaré. O monarca e o monge separaram-se, tendo o primeiro permanecido no Monte de S.Bartolomeu e o monarca para o Monte vizinho, o Sítio. Aí permaneceu com as relíquias e a imagem durante muito tempo. Com a morte de Frei Romano e partida do Rei D. Rodrigo para o norte, a imagem e as relíquias ficaram esquecidas numa pequena gruta do Sítio.

    Anos mais tarde...
    Em 1179 a imagem de N. Srª da Nazaré foi encontrada por uns pastores que ali guardavam as suas ovelhas.
    No dia 8 de Setembro de 1182, numa manhã de nevoeiro, D.Fuas Roupinho, alcaide-mor do Castelo de Porto de Mós, andava a caçar nesta zona e em perseguição de um veado, seguiu até à ponta do promontório do Sítio, onde ia caíndo. De súbito vendo-se entre a vida e a morte pediu auxílio à Nossa Senhora da Nazaré. Diz-se que ela lhe apareceu e que imediatamente o cavalo estancou as patas em terra firme salvando o alcaide. Em honra a este milagre realizado pela Nossa Senhora, D.Fuas Roupinho mandou construir junto ao precipício a Ermida da Memória. Atraídos pela fama deste milagre vieram os primeiros romeiros e algumas visitas reais como as de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal. Esta lenda acabou por ser divulgada através da escrita, no séc. XVI pelo cronista Fr. Bernardo de Brito, monge Bernardo de Alcobaça. Este frei acabou por colocar na Ermida um letreiro que dizia "estória" da Sagrada Imagem. Esta divulgação da lenda atraiu muitos peregrinos o que veio contribuir para o aumento de habitantes no Sítio. E, ainda hoje, muitas pessoas são atraídas por esta lenda e vêm visitar não só o santuário, mas também ver a marca da pata do cavalo de D.Fuas gravada na rocha do imenso promontório
    Last updated: terça-feira, Janeiro 22, 2002
    Filesize: 131754 bytes
    Dimensions: 650 x 432 pixels
    Image-92.jpg
    Filename: Image-92.jpg
    Ilha da Madeira ... Pérola do Atlântico !

    O Arquipélago da Madeira , cuja origem é vulcânica, fica no oceano Atlântico a 32º de latitude norte e 17º de longitude oeste é formado pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens.
    A mais importante destas é a Madeira com o comprimento de 57 Km e largura de 22 Km. Com uma população de cerca de 260.000 habitantes a ilha é montanhosa e tem um clima mediterrânico com características sub-tropicais possuindo uma grande variedade de fauna e flora indígena e rara. A sua economia assenta sobretudo na indústria turística, artesanato (bordados, vimes,etc...),flores e frutos tropicais e o tão afamado Vinho Madeira.
    Das seis cidades madeirenses ( Funchal,Porto Santo,Machico, Câmara de Lobos, Santa Cruz e Santana) o Funchal , situado na costa sul, é a capital e a cidade mais populosa com cerca de 120.000 habitantes.

    É hoje opinião geral que em 1419, a mando do Glorioso Infante D. Henrique "O Navegador", o Arquipélago da Madeira, que já era citado em 1350 no Libro del Conoscimento e representado em mapas italianos e catalães do século XIV, foi redescoberto por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, com o fim de suprir as crónicas deficiências do Reino em cereais e também para que servisse de apoio à expansão marítima de Portugal.

    Assim, desde o século XV, a Madeira desempenhou um importante papel nas grandes descobertas portuguesas, tornando-se também famosas as ricas rotas comerciais que ligavam o porto do Funchal a todo o Mundo Atlântico.
     
    Foi também na Madeira e no Porto Santo que o mercador Cristovão Colombo aprofundou os conhecimentos da arte de navegar e planeou a sua célebre viagem para a América.
    Last updated: segunda-feira, Janeiro 21, 2002
    Filesize: 93637 bytes
    Dimensions: 600 x 455 pixels
    Image-93.jpg
    Filename: Image-93.jpg
    O castelo de Guimarães é sem sombra de duvida o castelo símbolo da nacionalidade portuguesa, não poderia portanto deixar de falar de forma especial deste belo e altivo castelo construído com tanta arte, sabedoria e magnificiencia.
    Ele está no coração de todos os portugueses pois representa o nascimento de uma nação.
    Integrado na corrente de nobres atraídos ao Ocidente Peninsular pelos problemas da Reconquista Cristã , veio um rico homem de ascendência castelhana, Diogo Fernandes, veio no séc. IX estabelecer-se na região de Guimarães; com ele veio a mulher e os filhos. Entre estes contava-se uma filha, Mummadona, que haveria de notabilizar-se pelo seu casamento com Hermenegildo Gonçalves se ter originado uma dinastia condal que governou desde o séc. X até ao meados do séc. XI a já então chamada Terra Portucalense. Núcleo do que viria a ser Portugal.
    Last updated: domingo, Janeiro 20, 2002
    Filesize: 119708 bytes
    Dimensions: 650 x 463 pixels
    Image-94.jpg
    Filename: Image-94.jpg
    Igreja Nossa Senhora do Carmo
    Last updated: quarta-feira, Março 13, 2002
    Filesize: 93382 bytes
    Dimensions: 672 x 479 pixels
    Image-95.jpg
    Filename: Image-95.jpg
    Jardim de Santa Barbara, em Braga
    Last updated: sábado, Janeiro 19, 2002
    Filesize: 149256 bytes
    Dimensions: 674 x 464 pixels
    Image-96.jpg
    Filename: Image-96.jpg
    139 a.C. - os romanos chegam a Conimbriga durante as campanhas de Decimo Junio Bruto. A cidade sofre programas de urbanização com Augusto, no séc. 1 a.C. e com Vespasiano, no Séc. 1;

    Séc. 3, finais - construção da actual muralha substituindo provavelmente uma do tempo de Augusto;

    468 - os Suevos assaltam a cidade destruindo uma parte da muralha
    Last updated: domingo, Janeiro 20, 2002
    Filesize: 166393 bytes
    Dimensions: 650 x 442 pixels
    Image-97.jpg
    Filename: Image-97.jpg
    Conimbriga
    Last updated: domingo, Janeiro 20, 2002
    Filesize: 112055 bytes
    Dimensions: 600 x 484 pixels
    Image-98.jpg
    Filename: Image-98.jpg
    Coimbra
    Last updated: quarta-feira, Março 13, 2002
    Filesize: 58738 bytes
    Dimensions: 475 x 486 pixels
    Image-99.jpg
    Filename: Image-99.jpg
    Coimbra
    Last updated: domingo, Janeiro 20, 2002
    Filesize: 78178 bytes
    Dimensions: 467 x 378 pixels
    Inmage-118.jpg
    Filename: Inmage-118.jpg
    Barcos Moliceiros

    Chega o verão e a Ria de Aveiro transforma-se numa festa de luz e cor. A Festa da Ria, tem como um dos seus momentos mais altos a Regata dos Barcos Moliceiros, que tem inicio na Praia da Torreira e termina na Lota do Porto de Pesca de Aveiro. Em seguida, outro ponto alto desta festa. O concurso de Painéis destas embarcações, no Canal Central de Aveiro.
    A Regata dos Moliceiros é um dos eventos que integra a Festa da Ria, que anualmente se realiza nos meses do Verão, constituindo uma excepcional atracção para os turistas. Este evento, visa manter a maior quantidade possível de barcos a navegar, não deixando que se perca um dos mais belos barcos do mundo.
    Last updated: domingo, Janeiro 20, 2002
    Filesize: 95191 bytes
    Dimensions: 600 x 437 pixels
    Image-133.jpg
    Filename: Image-133.jpg
    Capela dos Ossos
    Anexa à Igreja Matriz, com paredes, abobadas e altar completamente revestidas de ossos humanos, tendo nas paredes laterais dois esqueletos completos.
    Em Portugal apenas existem duas capelas com estas características; a de Évora e a de Campo Maior, sendo esta ultima mais pequena, mas por sua vez mais artística e mais completa.
    Esta capela foi construída depois da explosão causada por um raio num paiol de pólvora no castelo em 1732, na qual morreram 2/3 da população de Campo Maior.
    Nesta capela podem ser vistas algumas inscrições, sendo a mais legível a que diz: " Nós ossos aqui estamos, pelos vossos esperamos "
    Last updated: quarta-feira, Março 13, 2002
    Filesize: 52074 bytes
    Dimensions: 290 x 459 pixels
    created with Jasc Media Center Plus