Linha do Tempo da História da Música

Este quadro é uma espécie de "mapa rodoviário", que, longe de ser completo, busca apenas informar ao iniciante os principais períodos, estilos e influências da história da música. Obviamente, como todo o esquema, ele passa por cima das inúmeras nuanças que cada período teve.

1600

1700

1800

1900

2000

Música Antiga

(? - Até c. 1610)

Barroco

(c. 1600 - 1740)

Clássico

(1740 - 1800)

Romantismo

(1800 - 1912)

Música Moderna e Contemporânea

(1912 - fim do mundo)

Predomínio da música religiosa; desenvolvimento de instrumentos e formas musicais como o cravo e o órgão;

Principais compositores:

G. P. Palestrina

Josquin Des Prés

Giovanni Gabrielli

Desenvolvimento da músuca instrumental profana, especialmente as danças e suítes de danças. Religiosidade ainda forte, em especial nas obras para órgão e religiosas. As formas musicais ainda são influenciadas pelo período anterior: oratórios, a recém-criada ópera, Concertos para diversos instrumentos. Os compositores são assalariados de príncipes ou da Igreja.

Principais compositores:

J.S. Bach, G.F. Haendel, A. Sammartini, G.P. Telleman, H. Purcell

Os excessos do barroco são cortados em prol de uma volta ao estilo refinado e, porque não dizer, frívolo.São criadas as formas musicais modernas - sonata, sinfonia e concerto solo.  Surgem os primeiros compositores livres, dos quais o primeiro representante é Mozart.

Principais referências:

W.A. Mozart,

J. Haydn

Influenciado pela Revolução Francesa e pelas formas de estado dela decorrente, o Romantismo caracteriza-se pela individualidade e expressão das emoções, sem maiores preocupações com a forma musical. Surge o nacionalismo musical: os compositores tentam expressar a música de sua pátria, mas adaptando-a ao gosto europeu.

Principais representantes:

L. V. Beethoven, R. Schumann, F. Liszt, R. Wagner, F. Schubert, G. Verdi, J. Brahms, P. Tchaikovsky, F. Chopin,

Einstein desintegrou o átomo e a música foi desintegrada na seqüência. Romantismo tardio (G. Mahler, Richard Strauss, Hans Pfziner)

Expressionismo (A. Schonberg, Alban Berg, Anton Webern, conhecidos como "Segunda Escola de Viena)

Música como instrumento de divulgação política, em especial após a revolução russa; (S. Prokofieff)

Controle estatal sobre os compositores na Alemanha nazista e na União Soviética (Dmitri Shostakovich, por exemplo, sempre andou na corda bamba do regime stalinista)

Nacionalismo exacerbado (Bela Bartók, húngaro, teve suas obras banidas pelo regime nazista)

Neoclacissismo (Stravisnky, o "Grupo dos Seis", formado por compositores franceses)

Música Dodecafônica (Segunda Escola de Viena)

Música Eletrônica e Concreta (Pierre Henry e Pierre Concreil, Karlhainz Stokhausen, Pierre Boulez)

Música pop (John Lennon, Paul McCartney)

Música minimalista (Phillip Glass, Henryk Gorécky, Morton Feldmann)

E, se amanhã de manhã alguém resolver ser genial, é só avisar que eu coloco o nome aqui.

        Volta à Página principal