MSN Home  |  My MSN  |  Hotmail
Sign in to Windows Live ID Web Search:   
go to MSNGroups 
Groups Home  |  My Groups  |  Language  |  Help  
 

Important Announcement Important Announcement
The MSN Groups service will close in February 2009. You can move your group to Multiply, MSN’s partner for online groups. Learn More
MGMMGM@groups.msn.com 
  
What's New
  Join Now
  Mensagens  
  
  General  
  Assuntos de Leitura/Visita Recomendada  
  Pictures  
  Zona - Anedotas  
  Zona - Dicionário  
  Zona - Links  
  Zona - Poesia  
  Zona - Receitas  
  Memorial M. Graça  
  Memorial Quito Moreira  
  Memorial Quito - II  
  Memorial Quito - III  
  
  
  Tools  
 
General : Pingos de saudades I
Choose another message board
 
Prev Discussion  Next Discussion  Send Replies to My Inbox 
Reply
Recommend (1 recommendation so far) Message 1 of 3 in Discussion 
From: MSN Nickname4500Ricky  (Original Message)Sent: 9/24/2006 12:26 PM
 Pingos de saudades I


Tenho lembranças do teu colo mãe. Oiço a tua voz ralhando, pelas traquinices que fazia alegremente, no quintal junto às mangueiras. Onde me sentia um “tarzan” de trazer por casa, subindo e descendo daquelas frondosas ramadas. Em tempo de manga madura, ai, ai, as camisas que eu sujava… e, eu lá ouvia “-Vai já p’rá banheira que eu nem te quero ver assim… O teu pai está a chegar, e se ele te vê é bem pior… livra-te de não comeres a sopa… Hoje oiço a minha filha ralhar duma forma tão diferente: “ – Larga o computador, olha a vista, os mails p’rá Floribela acabaram por hoje… E “Morangos com açúcar” também não!!! Pois, minha Mãe, como era bom brincar no quintal, com a “Matilde” (uma cadela extraordinária) sempre por perto a tomar conta de mim. Era o ar puro, o exercício que hoje não vislumbro nos meus netos…
Tenho saudades de fazer a minha “poupa” à Elvis, vestir as calças pretas apertadas, de gola levantada e pedir-te Mãe, dez escudos para a matinée e pró geladito, ou chocoleite da cooperativa, e ir ao encontro da malta… Com a namoradita disfarçada, porque os pais poderiam estar por perto… Hoje o cinema é em casa, e os filmes que nós não podíamos ver e tinham cortes, hoje dão na televisão à hora do lanche… Oh Mãe que saudades tenho dos teus conselhos… “As meninas são para se respeitar, elas são mais preciosas que tu possas agora imaginar… Um dia, perceberás melhor…” Oh Mãe como te percebo… agora tudo se perdeu, a bem duma libertação não sei de quê… se calhar sou eu que já não alcanço as razões…
Ainda me lembro dos bailes em minha casa, nos aniversários e, quando calhava, os assaltos de Carnaval, por exemplo. Do teu cuidado no meu vestir, do teu cuidado no meu comportamento, ah pois, no respeito às meninas, no regressar cêdo… Hoje, não há hora de regresso, e nas discotecas não há coca-colas como as nossas… há outras coisas piores, que eu até nem quero saber os nomes… Os meus netos, como vai ser? A gente até educa, e lá fora se “desinduca” com mais força!
Recordo-me quando partia p’ró liceu, as tuas recomendações mãe, sempre as mesmas “Tens tudo arrumado? Tens treino? Não te aleijes… vê como falas para os teus professores… eu que saiba… A minha mãe nesta educação matriarcal, era também a extensão do meu pai, que só falava em crise absoluta, ou bastava até um olhar… Hoje leio que há professores que são espancados pelos alunos, que são insultados que…
Ah, quando eu namorava com alguma viabilidade futura os teus conselhos redobravam…” Filho, olha que algumas coisas só se fazem depois de casar…” Ai Mãe, hoje desmaiavas… isso já se faz aos treze anos em média, em Portugal, acreditando na estatística…
Quando te via pegar nos teus netos, com aquela sapiência de mãe feita avó, o amor que derramavas em cada gesto, me tranformo, e vou em frente, afinal há algo que não mudou, eu te repito.
Neste dia especial queme apeteceu recordar-te, minha Mãe, vejo-me impotente para dizer o quanto queria, mas sei que quando partiste, sofrida, quando encetaste a viagem para Ele, deixaste a semente dum amor que nunca esquecerei, e que os meus netos sentirão e também, como os seus pais, não esquecerão.
Um beijão Mãe.


First  Previous  2-3 of 3  Next  Last 
Reply
Recommend  Message 2 of 3 in Discussion 
From: MSN NicknameManuelPalhares1Sent: 9/24/2006 2:20 PM
Ricky,
 
Pois é!
Lindo! Que saudades!
Eu ainda não consigo escrever à minha e tenho, também, tanto para lhe contar...
Um bom domingo junto dos filhos e netos, se isso for possível...
Um grande abraço,
 
Manel

Reply
Recommend (1 recommendation so far) Message 3 of 3 in Discussion 
From: MSN NicknameIsabel-FSent: 9/25/2006 10:38 AM
 

 

Olá Ricky!

Bom Dia.

Maravilha de texto. Simplesmento soberbo. Um verdadeiro Hino à Mãe.

Adorei. Parabéns.

.... e não irá ficar perdido no meio das mensagens... acho que merece ser lido por Todos.

Já ontem o coloquei nos nossos Assuntos de Leitura/Visita Recomendada.

Boa semana para ti,

Beijinho meu,

Isabel

                                                                                                        


Notice: Microsoft has no responsibility for the content featured in this group. Click here for more info.
  Try MSN Internet Software for FREE!
    MSN Home  |  My MSN  |  Hotmail  |  Search
Feedback  |  Help  
  ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved.  Legal  Advertise  MSN Privacy