MSN Home  |  My MSN  |  Hotmail
Sign in to Windows Live ID Web Search:   
go to MSNGroups 
Groups Home  |  My Groups  |  Language  |  Help  
 

Important Announcement Important Announcement
The MSN Groups service will close in February 2009. You can move your group to Multiply, MSN’s partner for online groups. Learn More
MGMMGM@groups.msn.com 
  
What's New
  Join Now
  Mensagens  
  
  General  
  Assuntos de Leitura/Visita Recomendada  
  Pictures  
  Zona - Anedotas  
  Zona - Dicionário  
  Zona - Links  
  Zona - Poesia  
  Zona - Receitas  
  Memorial M. Graça  
  Memorial Quito Moreira  
  Memorial Quito - II  
  Memorial Quito - III  
  
  
  Tools  
 
General : Portugueses e sua Raizes :
Choose another message board
 
Prev Discussion  Next Discussion  Send Replies to My Inbox 
Reply
Recommend  Message 1 of 6 in Discussion 
From: freixo  (Original Message)Sent: 6/27/2004 11:55 PM
Julgo que vem a propósito ( se não vier corrijam-me ) escrever um texto elaborar uma mensagem , que nos fala da grandiosidade e longevidade da Alma colectiva ..., da nação Portuguesa : Para tal socorro-me do espirito do capitulo de um livro , de Rainer Dachnhardt , com o Titulo : ( AS ORIGENS DE PORTUGAL E O SENTIDO DE LUSITANIDADE ) , o que vou apresentar não passa de uma síntese , que pode pecar por defeito , ao não expor textualmente , o capitulo referido , escrito pelo autor , mas sim por sintese propria .

O sentimento da nacionalidade , de nação , pátria , é lógico para qualquer humano com respeito pelos seus antepassados e berço de origem , incompreendido por estrategas desenraizados que dividem países em mapas ou os submetem a organizações gigantescas , cujos interesses e alvos não condizem com a vontade dos seus habitantes .

Quando estes se levantam em autodefesa escrevem historia . Não no sentido de conquistas gloriosas , mas como defensores da sua família ou nação .

Foi esse o sentir de Viriato , ao não acatar a submissão da Lusitânia ao Império Romano .

Portugal , criado no século XII , nove vezes secular , é filho da milenária Lusitânia , repositório das nossas origens , foi aqui que tudo começou . Foi do pó , do amor , do suor e sangue derramados nesta terra , que a identidade Portuguesa se levantou , se expandiu e se fixou .

O pequeno rectângulo ,mais ocidental da Europa , foi porto de chegada de muitos povos , que migraram nesta direcção durante milénios consecutivos .

Sabemos da existência de seres que consideramos humanos na nossa região , que nos antecedem em duzentos mil anos . Deixaram provas da sua existência e temos que os considerar como nossos antepassados .

Podemos verificar a evolução destes primeiros habitantes , no espaço hoje denominado Portugal , pelas armas e ferramentas que nos deixaram . Desde os primeiros indícios da utilização de pedras talhadas pelo homem e de chifres de veado transformados .

Eram contemporâneos de culturas evoluídas da Mesopotania e do Egipto , e em relação a estas , muito mais simples . Mas atingiram uma cultura dolmenica de tão grande envergadura que nos deixaram em Portugal cerca de dez mil monumentos megalíticos , que datam entre o 6 º e o 2 º milénio antes de Cristo , e bastante mais antigos que as Pirâmides do Egipto .

Mover pedras de uma dezenas de toneladas ou mais , orienta-las de forma que a sua posição indique pormenores precisos , sobre estrelas , planetas ou seus trabantes , alguns impossíveis de ver a olho nu , ainda hoje se torna difícil de explicar .

A Lusitânia ocupava uma grande parte do território português , parte substancial da estremadura espanhola , a zona de Salamanca e Merida .
Não sabemos os nomes dos primeiros habitantes da Lusitanea , mas sabemos que os Iberos provenientes do Norte de África , se instalaram na Península no segundo milénio antes de Cristo dando-lhe o nome de Ibéria . Estes Iberios foram classificados por alguns historiadores como possivelmente , descendentes do Ibero-ebero-hebreu , uma das perdidas tribos que saíram do Egipto na época de Moisés . Também é possível que este tenha sido o nome da sua Pátria inicial , porque um dos povos submetidos aos faraós Egípcios foi o povo da ‘’ antiga Ibéria ‘’ , oriundos da encosta do Caucaso , onde mais tarde se formou a Arménia .

Durante o 1 º milénio antes de Cristo , deram-se diversas invasões de povos nórdicos , de origem Celta nomeadamente nos séculos X ,VII , VI e V . A partir dessa época passou a classificar-se os povos da península que com eles se tinham misturado como ‘’ Celtibericos ‘’a quem os Lusitanos pertenciam .

Desde o segundo século antes de Cristo , sofreram as invasões Romanas : Nos séculos V , VI e VII depois de Cristo , sofreram a invasão dos Suevos , Vândalos e Visigodos .

Os Lusitanos misturaram-se com todos eles e quando se da a entrada árabe na península no século VIII já não se pode falar em povo Lusitano , mas sim na formação de uma nova cultural denominada '‘ moçárabe ‘’ que inclui Cristãos , Judeus e muçulmanos que vivem harmoniosamente .

Quando D . Afonso Henriques conquistou o poder e liderou a formação de Portugal como nova nação , expulsou os Califados Árabes que se tinham apoderado da zona da antiga Lusitânia . Encontrou um país parcialmente Cristão com uma população resultante da mistura de todos os povos que aqui deixaram a sua marca .

Talvez desta forma se explique a universalidade do português , a génese da grandiosidade da sua alma individual e colectiva .

Um abraço

Freixo


First  Previous  2-6 of 6  Next  Last 
Reply
Recommend  Message 2 of 6 in Discussion 
From: MSN NicknameIsabel-FSent: 6/28/2004 11:07 AM
Oi Freixo!
 
Obrigada por este texto!
 
Um beijo,
Isabel

Reply
Recommend  Message 3 of 6 in Discussion 
From: freixoSent: 6/28/2004 3:27 PM
Continuando :


O TESOURO OCULTO DE PORTUGAL :


Este tesouro refere-se a todo o percurso histórico de Portugal desde a era megalítica . Mas vamos começar com Viriato , herói dos Montes Herminios , com ele passamos a ter um ponto de referencia um Mito intemporal que perdura ao longo da Historia Lusitana . Há quem afirme que esta palavra significa ‘’ País da Luz ‘’ – Lusitânia - , ou ‘’ Luz Citânia ‘’ , a Cidade da Luz .

Portugal surgiu um milénio depois do desaparecimento de Viriato . O nome de Portugal também nos sugere , e há quem defenda uma origem simbólica . Os livros de historia dizem-nos que Portugal nasceu do Porto mais Cale ou seja da junção de Porto e Gaia . No entanto há quem afirme recorrendo a simbologia que se trata do ‘’ Porto do Gral ‘’ou provavelmente das ‘’ Portas da Gália ‘’ . É curioso verificar que o símbolo comum da Gália e Portugal é o GALO , que os portugueses gostam de ter em suas casas em cerâmica de Barcelos e se encontra nos campanários das Igrejas . Encontramos na historia uma ligação muito estreita entre Portugal e Gália .
Há um fenómeno interessante em Portugal que é a forma circular , reflectida tanto na psique do povo como na geografia do país .
De avião podemos observar muitos dos nossos terrenos configurarem círculos gigantes e perfeitos , configurando áreas que correspondem ao elemento circular .
Podemos ainda constatar a tendência natural que as pessoas tem , em reunirem-se instintivamente em circulo .

Com D . Afonso Henriques , surge não o primeiro Mito Lusitano mas o primeiro Mito Português .
D . Afonso Henriques venceu cinco reis mouros na batalha de Ourique , no escudo da nação temos as cinco quinas que recordam esse evento . Temos ainda um segundo Mito que foi a aparição de Jesus Cristo ao primeiro rei português e que ele narra em 29 de Outubro de 1152 em Coimbra , perante muitos fidalgos , entre os quais Mem Peres , que redigiu a pedido de Mestre Alberto , conselheiro de El-Rei a seguinte carta :

‘’ Eu Afonso , Rei de Portugal , filho do Conde D . Henrique , neto do grande Rei D . Afonso , diante de vós , Bispo de Braga , Bispo de Coimbra e Teodosio e de todos os demais vassalos do meu Reino , juro em esta Cruz de metal e neste livro dos Santos em que ponho as minhas mãos que sou um miserável pecador , vi com estes olhos indignos Nosso Senhor Jesus Cristo ...e disse entre mim mesmo : Mui bem sabes , Senhor Jesus Cristo , que por amor vosso tomei sobre mim esta guerra , contra vossos adversários , em vossa mão esta dar a mim e aos meus fortaleza , para vencer os blasfemadores do vosso nome ...A que fim me apareceis Senhor ? Quereis por ventura acrescentar Fé a quem tanta tem ? Melhor é por certo que vos vejam os inimigos que não crêem em vós , que eu desde a fonte do baptismo , vos conheci por Deus ...O Senhor com um tom de vós suave que minhas orelhas indignas ouviram ,me disse ‘’ Não te apareci deste modo para acrescentar a tua fé mas para fortalecer teu coração , neste conflito , e fundar os princípios do teu reino , sobre pedra firme . Confia Afonso , porque não só venceras esta batalha , mas também todas as outras em pelejares contra os inimigos da minha Cruz ...Acharas tua gente alegre e reforçada , e te pedirão que entres na batalha com o titulo de Rei ....Eu sou o fundador e destruidor de reinos e impérios e quero em ti e teus descendentes fundar , para mim , um império para cujo meio seja a meu nome publicado entre as nações mais estranhas ‘’....E que isto se passasse na verdade juro eu , D . Afonso , pelos Santos evangelhos , tocados com estas mãos .

O espirito Lusitano esteve latente durante um milénio , entre Viriato e Afonso Henriques , que funda Portugal histórico e herda um património mais mítico que histórico , que importava preservar e levar para a frente . No tempo de D . Fernando surge a primeira crise histórica , que culmina na batalha de Aljubarrota . Inicia-se a segunda dinastia , que abraça com o Infante D . Henrique o projecto náutico de Portugal , com D . Sebastião acaba o projecto e surge uma nova crise que leva a perda da independência , Portugal renasce de novo com D . João IV ,
continua :

Reply
Recommend  Message 4 of 6 in Discussion 
From: freixoSent: 6/28/2004 3:31 PM
continuaçao


mas logo a seguir começa haver uma perda gradual do conhecimento , da nossa historia e das nossas convicções , até chegarmos ao presente momento .

Estamos num ciclo baixo , mas a nossa característica circular indica que nos podemos levantar de novo .

Afonso Henriques fez historia porque tinha um Mito , prometeu a São Bernardo de Claraval que se conquistasse Santarém aos mouros , mandaria construir um mosteiro para a Ordem de Cister em Portugal e cumpriu .

Os Cistercienses fixaram-se em Alcobaça e tiveram um papel muito importante na historia do nosso país , a nível material e espiritual .

Os Frades de Cister não eram passivos , contemplativos , eram Monges de acção que operaram uma enorme transformação das mentalidades , ensinaram novas técnicas , na agricultura , arquitectura , ciências , e transmitiram uma mística poderosa .

É essa mística inspirada por São Bernardo , que esta directa ou indirectamente , por detrás do grandioso projecto marítimo Luso .

São Bernardo , redigiu o regulamento da Ordem do Templo ,aumentou em Portugal o apoio aos Templários . Estes , como Ordem monástico –militar de cariz esotérico , lutaram ao lado de Afonso Henriques , deixando marcas impressionantes na historia secreta de Portugal , que não teria sido o que foi sem estes antecedentes .

Como sabemos os Templários foram protegidos por D . Dinis que , para evitar um conflito directo com o Papa , mudou o nome de Ordem do Templo , para Ordem de Cristo . Temporariamente viram-se obrigados a deixar Tomar , foram para Castro Marim de onde regressaram a Tomar ainda no século XIV . A partir daí começa a preparação cientifica e missionaria dos descobrimentos .

Os descobrimentos Portugueses tiveram um cariz diferente do dos outros povos , os capitães portugueses eram gente de élite altamente preparados a nível cientifico e militar e com uma enorme força moral e espiritual .

Olhemos os nossos vizinhos espanhóis , que ao mandarem o aventureiro Pizarro para a América , originou o massacre dos Incas , o mesmo fazendo Cortez com os Aztecas no México .

Importa sublinhar esta diferença de atitude , e vale a pena olhar o que esta por detrás dessa diferença .

E pensar , que o tesouro oculto é de ordem espiritual , que esta adormecido mas tende a renascer . Temos inúmeras tradições ainda vivas que urge reactivar .

Reactivar , como e de que maneira ?

Deixo esta pergunta no ar .

Um abraço

freixo

Reply
Recommend  Message 5 of 6 in Discussion 
From: MSN NicknameIsabel-FSent: 6/29/2004 11:12 AM
 

Oi Freixo!

Gostei imenso!

Como considero que é assunto que a todos interessa, e para que não se perca, coloquei-o, nos "Assuntos de Leitura Recomendada"....

 

Vamos a ver quemé que vai responder à pergunta que deixas no ar....

Beijinhos,

Isabel

                                                                                                                                                                       


Reply
Recommend  Message 6 of 6 in Discussion 
From: rickySent: 6/29/2004 11:57 AM
Freixo,
 
Obrigado por este tesouro. Belos textos. A Isabel tem toda a razão, leitura mais do que recomendada. Como poderia estar indiferente a um espólio deste calibre? O MGM enriquece-se todos os dias, e ás vezes de que maneira! Obrigado companheiro, amigão, Freixo
Um abraço do Ricky

First  Previous  2-6 of 6  Next  Last 
Return to General  Prev Discussion  Next Discussion  Send Replies to My Inbox 
Notice: Microsoft has no responsibility for the content featured in this group. Click here for more info.
  Try MSN Internet Software for FREE!
    MSN Home  |  My MSN  |  Hotmail  |  Search
Feedback  |  Help  
  ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved.  Legal  Advertise  MSN Privacy