MSN Home  |  My MSN  |  Hotmail
Sign in to Windows Live ID Web Search:   
go to MSNGroups 
Groups Home  |  My Groups  |  Language  |  Help  
 

Important Announcement Important Announcement
The MSN Groups service will close in February 2009. You can move your group to Multiply, MSN’s partner for online groups. Learn More
MGMMGM@groups.msn.com 
  
What's New
  Join Now
  Mensagens  
  
  General  
  Assuntos de Leitura/Visita Recomendada  
  Pictures  
  Zona - Anedotas  
  Zona - Dicionário  
  Zona - Links  
  Zona - Poesia  
  Zona - Receitas  
  Memorial M. Graça  
  Memorial Quito Moreira  
  Memorial Quito - II  
  Memorial Quito - III  
  
  
  Tools  
 
General : A Verdade e o Dogmatismo
Choose another message board
 
Prev Discussion  Next Discussion  Send Replies to My Inbox 
Reply
Recommend  Message 1 of 14 in Discussion 
From: freixo  (Original Message)Sent: 6/27/2004 11:02 AM
A Verdade e o Dogmatismo :

Quando Pilatos perguntou a JESUS : ‘’ O que é a verdade ?’’ JESUS não respondeu , mas o seu silencio nesta e noutras circunstancias não impediu , que aqueles que actualmente se proclamam seus discípulos , actuem , obrem , como se D’ELE tivessem recebido a verdade , universal , absoluta .

As parábolas de incomparável sabedoria e beleza , esconderam , ( porque não era tempo ) parte da verdade .

Com tal entendimento , ou método , o dogmatismo desenvolveu-se , nas igrejas , nas ciências , e por todos os lados . Uma aparência de verdade , obscuramente percebida nas regiões do abstracto , como a que se deduz das observações e experiências no campo da matéria , foi imposta sob a forma de revelação DIVINA e de dados científicos , a uma multidão demasiado ocupada para pensar por si própria .

A razão diz-nos que não é possível , neste mundo finito , condicionado , em que nos encontramos , determos , conhecermos a verdade absoluta , mas sim verdades relativas , em que nos devemos apoiar o melhor possível .

Em todos os tempos houveram , homens , pensadores , iniciados , que atingiram a verdade absoluta , mas não podiam ensinar a verdade universal na sua totalidade .

O homem comum , tem que por si mesmo e em si mesmo encontrar a verdade . Duas almas não são iguais e por isso a verdade suprema , deve ser recebida por elas de acordo com a sua capacidade e não por intermédio de outra . O maior dos iniciados não pode revelar a Verdade Universal , mas sim o que dela é possível assimilar .

A Verdade Absoluta é o símbolo da eternidade , e como nenhum pensamento finito compreende o eterno , nenhuma verdade perfeita pode desenvolver-se num pensamento finito .

Mesmo para nos aproximarmos da verdade terrestre , primeiro temos que amar e defender a própria verdade, sem este sentimento não conseguiremos nenhuma cognição .

Um abraço

Freixo

Nota : Espirito da mensagem retirado da Colecçao Opuscula Philosophica , redaçao do autor da mensagem .


First  Previous  2-14 of 14  Next  Last 
Reply
Recommend  Message 2 of 14 in Discussion 
From: MSN NicknameCodautoSent: 6/27/2004 2:46 PM
Freixo
Gostaria de comentar um pouco sobre a tua mensagem. Devo dizer antes de mais, que o meu comentario nao constitui nenhuma critica ou debate. Simplesmente um comentario e perguntas. A razao do meu comentario e para satisfacao da minha curiosidade e tambem por julgar que devera haver alguem nesta comunidade com as mesmas perguntas.
 
"Quando Pilatos perguntou a Jesus: O que e a verdade? Jesus nao respondeu!"
Claro, que quando alguem e submetido a uma pergunta destas, a resposta sera: A verdade, sobre que? Concordo plenamente com a resposta de Jesus, a pergunta nao tem resposta!
So que nao concordo e, como os seus discipulos, do silencio de Juses, receberam a resposta: a verdade universal e absoluta! Pilatos deveria ter ficado de boca aberta. Teriam os discipulos recebido a resposta por transmissao de pensamento?
 
Mais adiante: "As parabolas de incomparavel sabedoria, esconderam, (porque nao era tempo) parte da verdade.
Pergunta: Porque e que uma parabola de incomparavel sabedoria e beleza esconde parte da verdade? Porque e que a devera esconder? e nao clarificar?
E "porque nao era tempo"?
O que e a Verdade Absoluta?
O que e a Verdade Universal?
 
"A Verdade Absoluta e o simbolo da eternidade, e como nenhum pensamento finito compreende o eterno, nenhuma verdade perfeita pode desenvolver-se num pensamento finito" Ora aqui, nos mortais, temos um grande problema. Nunca conseguiremos entender uma Verdade Perfeita, porque somos um pensamento finito. Porque nos somos concebidos, nascemos, crescemos, vivemos e depois morremos, tanto quanto eu sei! E se assim e, porque e que nos devemos preocupar com a Verdade Absoluta se nunca chegaremos la?
 
O que e a verdade terrestre?
Como se ama e defende a propria verdade?
 
Freixo, ajuda a minha pobre compreensao, porque para um cerebro como o meu, tudo isto soa como se fosse misticismo, qualquer coisa sobrenatural, incompreensivel.
 
codauto
 
 
 

Reply
Recommend  Message 3 of 14 in Discussion 
From: freixoSent: 6/27/2004 7:08 PM
Amigo Codauto :

Com o maior prazer respondo as questoes que me colocas :


( Quando Pilatos perguntou a JESUS : ‘’ O que é a verdade ?’’ JESUS não respondeu , mas o seu silencio nesta e noutras circunstancias não impediu , que aqueles que actualmente se proclamam seus discípulos , actuem , obrem , como se D’ELE tivessem recebido a verdade , universal , absoluta .)
Jesus ; falava por parábolas , porque nas suas audiências , os seus ouvintes não tinham a preparação suficiente , para receber a Verdade Universal , não podemos esquecer que Jesus ao longo da sua vida ate aos trinta e três anos frequentou as melhores escolas de conhecimento da época , ( Mosteiro de Monte Carmelo e Fraternidade Branca , Egípcia ) , e viajou por todo o oriente , assimilou conhecimentos que aliados a sua essência Divina , o transformaram num dos maiores AVATARES que esta humanidade conheceu . Ao transformar-se num AVATAR ( INICIADO ) abriu portas que lhe permitiam ver para alem do Homem comum .

Como ELE , ao longo de séculos , sempre houveram iniciados com conhecimentos idênticos , com ligações a mundos que transcendem o Homem , a matéria , a vestimenta que mais se adapta a sua evolução , nesta ou noutra etapa na terra . O Homem material físico ( a vestimenta ) , morre , o espíritos e corpos energéticos que o envolvem , são eternos imortais .

Para receber , entender determinadas verdades temos de estar preparados . Pilatos , discípulos , e as multidões que seguiam Jesus , não estavam , e tinham que receber a verdade filtrada , através de imagens , parábolas , nem sempre sujeitas as melhores interpretações .

No tocante a Pilatos a Verdade que este queria , era relacionada com os reinos de que Jesus falava ( que não eram deste mundo ) , razoes da pergunta e falta da resposta .

( O que e a Verdade Absoluta?
O que e a Verdade Universal?)

Uma e outra sao a mesma coisa , esta verdade refere-se aos conhecimentos do Homem integral , cosmico , esta para alem da materia .

Se nao fui claro , pede mais explicaçoes :

Um abraço

Freixo


Reply
Recommend  Message 4 of 14 in Discussion 
From: rickySent: 6/29/2004 11:43 AM
Meu caro Freixo,
 
Como sabes eu navego por outras águas, o meu barco não balouça nessas ondas, muito também porque os meus conhecimentos nesse campo, são nulos. Todavia, será preciso situar o julgamento de Jesus no conceito Cristão, da Bíblia, segunto os Profetas que ao longo do Tempo profetizaram a vinda do Messias e a sua Missão. Naquele julgamento, havia muito mais de factos já pré-definidos no tempo, que actos a desenvolver, de acordo com a capacidade que Deus nos deu, de decidir por nós. Jesus teve o cuidado de não interferir na sequência de actos que o levariam à consumação da Paixão e Redenção da humanidade! Na cruz, pouco antes da morte, disse " está consumado!" Consumado o quê? Exactamente, a missão que lhe foi destinada, como Filho de Deus, extensão d'Ele próprio, Verbo encarnado. A Redenção, para devolução da liberdade ao Povo de Deus, aos que cressem " quem crê em MIM ainda que morra viverá...". Ele tinha de assumir o PECADO de todos, a desobediência a Deus e o que se seguiu, pois o deus deste mundo, satanás e seus acólitos, advogam a mentira, a destruição, a morte - vidé definição da Bíblia. Por isso a Paixão foi temida por Jesus, na véspera de se entregar, nos jardins quando foi assaltado pelo satanás, que lhe confidenciou que não consiguiria suportar o peso da Redenção, chega mesmo a pedir ao Pai que lhe desviasse o cálice. A agonia que suportou foi enorme. Como, Homem, não como filho de Deus Ele tinha de suportar
tudo. No julgamento, perante os seus juizes, portou-se como o Cordeiro de Deus - Isaias 53

23-Isaías Capítulo : 53

1 Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor?

2 Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.

3 Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.

8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?

9 E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.

10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.

11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.

12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.

Foi assim, descrito 400 anos antes, o que Jesus cumpriu, profetizado pelo profeta Maior Isaias, o que mais admiro pela sua forma de escrita, poética, mas muito profunda.

A verdade, a verdade, estava já escrita.

É o que eu penso, mas voltarei ao assunto.

Um abração aos dois intervenientes, Ricky


Reply
Recommend  Message 5 of 14 in Discussion 
From: freixoSent: 6/29/2004 1:15 PM
Amigo Ricky :

Antes de mais deixa-me cumprimentar-te virtualmente , quando na verdade gostaria de te dar um abraço daqueles que fazem estalar os ossos , sentido , profundo .

Li com atenção o teu maravilhoso texto , nada incompatível com a minha linha de pensamento , os nossos conhecimentos complementam-se não se afastam .

Gostaria que a nossa querida Isabel , coloca-se os dois textos juntos , porque como acima digo complementam-se .

Vou ter que sair , trabalhar , mas quero fazer a ligação com tempo .

Um abração

Freixo

Reply
Recommend  Message 6 of 14 in Discussion 
From: MSN NicknameIsabel-FSent: 7/2/2004 3:21 PM
De: <NOBR>Apelido MSNCodauto</NOBR>  em resposta a Mensagem 2 Enviado: 2/7/2004 15:16
Ola Isabel
 
Ainda bem que voltas-te com a tua mensage (2 of 6). Alertou-nos.
 
Ja agora, e para dar um encaminhamento aos assuntos mais organizado, seria bom que os participantes se referissem ao titulo de cada assunto. Por exemplo: O Rick e o Freixo enveredaram pela parte religiosa, presumo que se referem a "A Verdade e o Dogmatismo".
 
Dando continuidade a este assunto, gostaria de vos dar o meu parecer quanto a "Vida Eterna". E como eu estou sempre do lado real, palpavel das coisas, aqui vai:
- O corpo humano, assim como o dos "outros animais" e composto na sua grande maioria por AGUA! Nao e isto verdade? Digamos 75% a 80%, deverei estar perto. Como sabem e impossivel destruir a agua. A agua evapora-se, a agua congela, o gelo derrete-se, a agua corre nos rios, evapora-se, condensa-se, enfim, a agua existe SEMPRE.
Ora o corpo animal quando morre, os 75% a 80% da agua que existia neles para algum lado vai. E evaporada, e condensada, e absorvida e de novo consumida! Um autentico ciclo maravilhoso!
 
A AGUA E VIDA, A AGUA E ETERNA, com ou sem a juda dos santinhos, das parabolas, das escrituras...alias a agua ja era eterna muito antes da invencao religiosa!
 
codauto

Reply
Recommend  Message 7 of 14 in Discussion 
From: freixoSent: 7/2/2004 6:18 PM
Amigo Codauto :

A matéria como muito bem dizes , transforma-se , passa por inúmeras mutações :

O corpo físico do homem , a matéria , sofre essas mutações , mas ..., o mesmo não acontece com os corpos energéticos que o envolvem , e o seu espirito , estes são imortais .

Um abraço

freixo

Reply
Recommend  Message 8 of 14 in Discussion 
From: MSN NicknameCodautoSent: 7/2/2004 6:56 PM
Amigo Freixo
 
Os corpos energeticos que envolvem o homem, so existem enquanto o homem permanecer vivo: a sua forca fisica e a sua forca mental. Na morte tudo se dissipa!
A nao ser que haja alguem que ja estivesse do outro lado, e trouxesse as boas noticias sobre o destino dos espiritos.
 
O homen nao se deve preocupar com espiritos. Se os espiritos saltitam de corpo para corpo, nao ha nada que o homem possa fazer sobre isso.
O homem durante a sua curta vida, devera fazer o mais possivel pela sua educacao para que facilite a sua vida e a dos outros, e os que estao para vir.
 
Em vez do homem se preocupar com os espiritos, o homem devera fazer os possiveis para que neste planeta a alimentacao se mantenha adequada, e que a puluicao das aguas e do ar se mantenham controladas, para dar continuidade a sobrevivencia no planeta. E que a ciencia continue a progredir...porque e atraves da ciencia que as nossa vidas melhoram.
 
Claro que eu sei que ha estudos sobre o espirito, espiritismo, mas isso fica simplesmente nos livros e nas mentes de quem alimentam/sustentam essas materias. A vida continuara enquanto o sol brilhar la bem no alto com ou sem espiritos, com ou sem santinhos.
 
codauto
 
 

Reply
Recommend  Message 9 of 14 in Discussion 
From: MSN NicknameM-ClaraSent: 7/3/2004 12:24 AM
Sugeriu-me o Ricky que eu entrasse neste debate, conhecendo bem a minha maneira de pensar, bastante diferente da sua. Por isso o admiro...... Reclama uma figura de oposição à sua linha de pensamento... . Disse-lhe que é bem difícil entrar nesta troca de ideias, dado que nos baseamos em princípios opostos: um crê que Deus criou o Homem e o outro, que o Homem criou os deuses. Vim, contudo dar uma espreitadela e após a leitura dos três intervenientes, suponho-me muito mais próxima das interrogações e ideias do Codauto.
Gostaria, no entanto, de colocar uma questão. Os estudos e opiniões giram em torno do Homem. E a planta, o cão, o cavalo ou o leão? Dizia-me um padre: Deus criou os animais para servir o Homem... Ricky, que pensas? Freixo, e tu? Esses possuem o corpo energético que os envolve... espírito? Ou será que a ideia do Homem de que é um ser superior o afastou  da Natureza, de tal modo, que a deixou de respeitar, degradando-a?
 
Uma céptica e ignorante, materialista, pouco crente em verdades absolutas e universais (a não ser a morte.... talvez...... porque tendendo para a ideia do Codauto ......Um autentico ciclo maravilhoso!, não existe a morte total...), aguardando as vossas respostas.
 
Um abraço
Clara
 

Reply
Recommend  Message 10 of 14 in Discussion 
From: freixoSent: 7/3/2004 2:05 AM
Queridos Amigos ; Maria Clara e Codauto :

A vida – una é , e esta em tudo . O que se chama vulgarmente nascimento e morte é mera transfiguração , mudanças de aspecto segundo a perspectiva de onde se observa .

Os reinos ; mineral , vegetal e animal , tem vida evoluem , transformam-se , tem vibrações , energia . É a energia polarizada sobre os arquétipos que os sustenta , é o que os cabalistas medievais entendiam por LUZ ASTRAL , na sua parte mais grosseira , pois há «« outra Luz Astral »» , que não esta neste plano .

Todos os Seres percorrem um caminho evolutivo , todos os seres materiais são um reflexo do Cosmos , Microcosmos ( homem ) , e como nos revelam as narrações , sobre Génios , Gnomos , Ondinas , Elfos e toda a extensa gama de espíritos Elementais ou Espíritos da Natureza que preenche a historia da humanidade por todos os cantos da terra .

Até a bem pouco tempo as suas representações , adornavam as proas dos navios , e existem centenas de estatuas espalhadas pelo mundo , em parques e em rochedos a beira mar .

O mais interessante de tudo isto , é que em povos heterogéneos ( pontos opostos ) , os Espíritos da Natureza eram representados de forma semelhante nas suas distintas interpretações artísticas . Pela lógica e unicidade tratavam-nos de igual modo e semelhança .

Tema demasiado vasto para ser tratado desta maneira , mas de acordo com a minha verdade , o envolcro físico que o nosso ser primeiro ( Espirito ) usa , desintegra-se , transforma-se , os corpos energéticos que o envolvem , evoluem , purificam-se , mas continuam a ser os veículos utilizados pelo espirito , nas ligações , de vida em vida , nos percursos que este tem de fazer , até se burilar , aperfeiçoar .

Se assim o entenderem façam perguntas pontuais , ordenadas , para mais direccionadas respostas .

São 2 h 55 m , vou dormir para descansar o corpo e viajar o espirito :

Um abraço

freixo

Reply
Recommend  Message 11 of 14 in Discussion 
From: MSN NicknameCodautoSent: 7/3/2004 7:08 PM
Clara
E sempre bom saber que ha alguem que esta do nosso lado.
 
As perguntas/afirmacoes  que faco aqui sao tambem feitas com a intuicao de suscitar outros a entrarem no assunto. So que a maioria das pessoas tem medo de o fazer...porque durante centenas de anos temos vindo a ser bombardeados com ameacos da doutrina crista e outras,  sobre os pecados que poderao vir a ser cometidos se contestarem assuntos religiosos!
 
Mencionas-te que um padre te disse: que Deus criou os animais para servir o homem. A meu ver o padre estava errado! Os animais desenvolveram-se para viveram da maneira como sao, e nao para servir o homem. O homem simplesmente os utiliza: para consumo, para ajuda nos trabalhos pesados, para entretenimento etc etc. O corpo energetico que os evolve dissipar-se-a com a morte dos mesmos, isto claro, a meu ver.
 
Freixo
Como e que se pode afirmar que "os corpos energiticos que evolvem um individuo apos a sua morte  se evolvem, purificam-se ate se burilar...aperfeicoar..." como e que se pode saber disto se nos, viventes nao temos/tivemos experiencias depois da morte para poder-mos medir/qualificar/avaliar/observar...os espiritos...?
Outra pergunta: (Why should we worry about this?) Porque e que nos viventes, devemos de nos preocupar com a existencia/evoluicao/desenvolvimento dos espiritos?
Ja nao chega a vida atribulada que temos na nossa vida curta?
 
De uma maneira ou outra, desejo-vos um fim de semana bastante feliz, e que Portugal GANHE aos gregos amanha.
 
codauto
 
 

Reply
Recommend  Message 12 of 14 in Discussion 
From: MSN NicknameM-ClaraSent: 7/3/2004 8:47 PM
Codauto,
 
É bem verdade que as pessoas têm receio de tocar em assuntos que envolvam religião e crenças. É compreensível. Todos estão certos das suas verdades que dificilmente aceitam o seu sagrado seja posto em causa. Por isso mesmo, também me é particularmente difícil entrar num debate destes, publicamente. Não tenho qualquer problema em revelar o meu pensamento mas quero frisar que tenho o máximo respeito por toda a relação humana com o sagrado.
Como referi, tenho como ideia que o Homem criou os deuses, a partir do momento em que começou a ter consciência da morte. Recusou a sua finitude, construindo todo um edifício de crenças, onde a eternidade é possível. Precisou de deuses para ultrapassar os seus problemas de sobrevivência. Daí o culto da deusa-mãe Terra. A dança da chuva entre os índios... A crença de que seres sobrenaturais zelam pela vida humana, faz suportar mais facilmente as dificuldades. É a caixa de Pandora, onde a Esperança vive. À medida que a vida se vai complexizando, as religiões passam a ter um papel de regulador social. Criam-se normas e regras sociais que facilitem o convívio humano e justifiquem hierarquias e desigualdades. A autoridade do divino não se discute. Daí, o longo período de rigidez das três ordens sociais e as teorias de predestinação calvinistas transpostas para África, que legitimaram o apartheid....
Não me alongo... só um resíduo da minha forma de ver a questão...
 
Freixo,
Acho as teorias que desenvolves bastante interessantes. Considero que tens uma bagagem espectacular... que não consigo rebater pois não tenho o suporte do conhecimento sobre esste tema. Julgo, porém, que as nossas ideias são, de certo modo, irreconciliáveis... Não quero com isto dizer que não valha a pena conversar sobre elas... Acho muito interessante conhecer o que tens para ensinar.... (como, também, uma aluna do grande Mestre J. Heliodoro Frescata...)
 
Um beijo a todos e que Zeus zele por nós amanhã.......
 
Clara

Reply
Recommend  Message 13 of 14 in Discussion 
From: freixoSent: 7/3/2004 10:29 PM
Clara :

As coisas simples , que coabitam ao nosso lado , a nossa volta , no nosso peito , na nossa mente , são geralmente postas em planos secundários .

Mas ..., a culpa não é nossa , mas sim das densas nuvens de obscurantismo com que envolveram a humanidade ao longo de séculos .

Quando perfuramos as densas nuvens , e vemos o sol em todo o seu esplendor , tudo se torna claro , simples .

Um abraço

freixo

Reply
Recommend  Message 14 of 14 in Discussion 
From: MSN NicknameM-ClaraSent: 7/3/2004 11:53 PM
Quando perfuramos as densas nuvens , e vemos o sol em todo o seu esplendor , tudo se torna claro , simples .

Muito bonito, Freixo!

Abraço

Clara



First  Previous  2-14 of 14  Next  Last 
Return to General  Prev Discussion  Next Discussion  Send Replies to My Inbox 
Notice: Microsoft has no responsibility for the content featured in this group. Click here for more info.
  Try MSN Internet Software for FREE!
    MSN Home  |  My MSN  |  Hotmail  |  Search
Feedback  |  Help  
  ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved.  Legal  Advertise  MSN Privacy